quarta-feira, 29 de julho de 2015

                            
                 
        

Redes e profissionalização no foco do Colegiado Setorial de Música

Encontro realizado com agentes da linguagem, nesta quarta-feira, 29.7, debateu regulamentação e o exercício da profissão do músico
Para atender às demandas políticas do setor musical, membros do Colegiado Setorial da Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) se reuniram nesta quarta (29.7), no Museu de Arte da Bahia – MAB. O encontro, que teve como principal objetivo debater as metas do plano setorial, contou com a participação de representantes da Rede Motiva e da Rede Caymmi.
“Vimos que é importante a rede se inteirar sobre a área que atuamos. Esse conhecimento dos colegiados é imprescindível para nossa formação e consolidação, pois colhemos informações para entender a dinâmica da música no estado”, considerou Bruno Maiky, da banda Coro de Cor, que faz parte da rede Caymmi, surgida a partir do Prêmio Caymmi de Música, com dois mil artistas cadastrados.
Já Jamerson Silva, da rede Motiva, existente a partir dos projetos contemplados pelo programa Conexão Vivo, verificou que muitas das metas da rede estão previstas na lógica do plano setorial de música. “É chegado o momento de acompanharmos mais de perto enquanto rede, desbravar o espaço coletivamente”, animou-se.
ORGANIZAÇÃO DA PROFISSÃO
Ao ler os eixos estratégicos do plano, os agentes da música discutiram itens como a regulamentação e o exercício da profissão do músico. Na conversa, foi unânime a percepção da necessidade de convidar a Ordem dos Músicos da Bahia, o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado da Bahia e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para contribuírem com esta discussão que comporá uma das metas do plano.
Durante a tarde, o encontro seguiu com leitura do plano, a revisão de metas e a discussão dos projetos Mapa Musical e Bahia Music Export. Para estes projetos o colegiado irá elaborar um plano de trabalho e de participação da classe artística. O programa de Apoio às Filarmônicas também foi assunto de pauta.
PRESENTES
Além de quatro integrantes da Rede Caymmi, incluindo Neto Lobo (do grupo Neto Lobo e a Cacimba) e de Jamerson Silva, músico integrante da Rede Motiva, a reunião do colegiado setorial de música contou com Letto Nicolau, da Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Litoral Sul, e com o DJ Marcelo Paulista. Na tarde de terça (28.07) foram eleitos presidente e vice-presidente do colegiado o produtor cultural Gilmar Dantas (Vitória da Conquista) e Tiago Melo de Carvalho (Território de Itaparica).
Da FUNCEB estiveram presentes a coordenadora de Música Alessandra Pamponet, Arnaldo Ramos, da coordenação das Filarmônicas e Kuka Mattos, assessor de Relações Institucionais.
Após revisão, o plano setorial de música passará por aprovação do Conselho Estadual de Cultural da Bahia. Mais informações sobre o colegiado podem ser visualizadas no blog dos colegiados através do seguinte endereço: http://colegiadossetoriais.blogspot.com.br/

Acesse aqui a ata da reunião do Colegiado de Música