quarta-feira, 26 de novembro de 2014

                            
                 
        

Eleições do Colegiado Setorial de Audiovisual da Bahia estão abertas

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), informa que o sistema online de votação das eleições do segundo mandato do Colegiado Setorial de Audiovisual da Bahia está no ar em www.eleicao2014.colegiadossetoriaisbahia.com.br até o dia 5 de dezembro. Através dele, 90 eleitores pré-cadastrados vão eleger os representantes da sociedade civil que vão compor o grupo de representação do setor no biênio de 2015-2016.

Instituídos pela primeira vez no estado em 2012 e cumprindo mandato em 2013-2014, os Colegiados Setoriais das Artes da Bahia estão previstos na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365/2011). Eles têm a função de orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público. A realização do processo eleitoral do audiovisual de forma individualizada busca garantir a continuidade desta atuação para o setor, que não obteve, no primeiro momento das recentes eleições, o quórum mínimo de candidatos validados. As novas eleições em 2014 já viabilizaram a formação dos colegiados dos demais setores artísticos – Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro –, que serão empossados no dia 9 de dezembro. Já o Colegiado Setorial de Audiovisual terá o seu resultado divulgado no dia 10.

Quatorze cidadãos atuantes no audiovisual baiano, além de serem eleitores, são candidatos. Todos eles apresentaram propostas de diretrizes para o desenvolvimento do setor. Estas informações, bem como dados e fotografia de identificação, poderão ser visualizadas no sistema. Assim, cada eleitor terá acesso aos conteúdos para fazer sua escolha, podendo votar uma única vez em apenas um candidato. O colegiado é individualmente integrado por nove membros, sendo três do poder público, nomeados pelo secretário de Cultura, e seis da sociedade civil, eleitos através deste processo participativo – todos eles com seus devidos suplentes.