quinta-feira, 14 de agosto de 2014

                            
                 
        

Reunião definiu propostas para as eleições do segundo mandato dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia

Comissão organizadora discutiu os métodos para o processo eleitoral dos novos grupos de representação dos setores de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro

Foto por Gustavo Mões

Foi realizada ontem, quarta-feira, 13 de agosto, durante todo o dia, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA), a primeira reunião da comissão organizadora das eleições do segundo mandato dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia. Articulado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o processo vai possibilitar a formação de novos grupos representativos de cada linguagem artística (Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro), para atuação no biênio de 2015-2016, assumindo o papel de orientar e respaldar decisões políticas, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público.

Neste encontro inicial, foram pautadas questões relevantes para a área cultural, com o objetivo de enriquecer e fortalecer o trabalho dos Colegiados Setoriais, além de qualificar o processo de escolha de seus membros. Maria Marighella, coordenadora de Teatro da FUNCEB, uma das participantes, ressaltou a importância de dar continuidade e aprimorar este trabalho: “Eu acho que a gente teve uma experiência bastante positiva no encaminhamento de todos os Colegiados”, afirmou ela. Instituídos pela primeira no estado em 2012 e cumprindo mandato em 2013-2014, os Colegiados Setoriais estão previstos na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 22 de novembro de 2011).

Dentre os assuntos debatidos, estiveram a importância da participação da sociedade civil, responsável pela representação e tensionamento da democracia, a institucionalização da cultura, a criação de políticas públicas para as artes e a transversalidade cultural. As propostas criadas serão encaminhadas para aprovação e homologação da SecultBA.

Em breve, o cadastramento de eleitores e candidatos será iniciado, através de plataforma virtual que será disponibilizada na internet, e cidadãos dos 417 municípios da Bahia, que atuam nas áreas técnico-artísticas, poderão participar das eleições.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS AQUI